Logo
Quem somos
Já fizemos...
Doações
Projetos
- COMEL -

Noticias
Artigos
Documentos

Contato

O QUE NÓS JÁ FIZEMOS!
Desde a criação da 'ANSB - Associação Nacional dos Sapadores-Bombeiros do Brasil em 2012, seus membros não ficaram parados. Veja abaixo a descrição de nossas ações, influenciadas pelo funcionamento dos Sapadores-Bombeiros Europeus e Americanos!
Implantação do sistema de formação
Sistema com 3 níveis. Primeiramente, 50 módulos (de incêndio florestal, incêndio estrutural, risco químico, salvamento em altura, socorrismo em equipe, resgate veicular, operações diversas...) agrupados em 'cursos' (2o nível do sistema). Quando os alunos terminam os módulos dos cursos, eles recebem o grau hierárquico ('divisa') - 3o nível do sistema. Temos cursos de tronco comum que todos os Sapadores-Bombeiros devem fazer para ter um determinado grau, e cursos de especialização (pedagogia, mergulho...).
Socorrismo Cidadão
Implantação de um sistema de formação em socorrismo para grande público. Curso gratuito, de cerca de 8 horas, para aprender a socorrer "sozinho e sem equipamento". Mais de vinte formadores fizeram o curso de pedagogia e receberam o equipamento para dar aula (manequim para RCP, desfibrilador de treinamento, documentos, pôsteres. Mais de 500 pessoas fizeram o curso. Uma versão para crianças está pronta e em breve será utilizada para os menores de 10 anos
Recrutamento, cursos e ações!
Implantação de duas unidades de teste. Mais de quarenta recrutas foram formados para salvamento em altura, socorrismo, resgate veicular, incêndio florestal, etc. Esses cursos serviram para validar a forma e conteúdo dos cursos, e verificar os resultados obtidos, que foram todos muito promissores!
Ações Sociais
Implantação de ações sociais para adultos e também para as crianças, de quem depende o futuro do país. Socorrismo, dicas, distribuição de alimentos, brinquedos, etc.
Sistema informatizado de gestão das unidades
Com mais de um milhão de linhas de código informatizado, de 150 tabelas de bancos de dados, esse sistema é o resultado de 4 anos de trabalho. Ele permite a gestão completa das unidades. Dimensionado para 800.000 voluntários e 25.000 unidades, ele gerencia os cursos (inscrição, presença, entrega de diplomas), uniformes, veículos, RH, etc. Uma parte dele é dedicada à planificação, com a gestão dos hidrantes, pontos de água, locais de risco, etc.
Sistema Informatizado de Gestão Operacional
Três aplicativos informatizados. O primeiro recebe as ligações de testemunhas de um acidente, determina o local com ajuda de mapas por satélite, e em seguida aciona o socorro conforme o tipo de acidente, a equipe de plantão e a disponibilidade dos voluntários. O segundo é um "BIP" que avisa individualmente os Sapadores-Bombeiros. O terceiro aplicativo funciona em um tablet fornecido ao Chefe da Guarnição e apresenta o mapa do trajeto até a intervenção, a localização de todos os hidrantes, relatórios (socorrismo, incêndio, resgate veicular...) e diversas ferramentas (cálculo de perda de carga, fichas reflexo...
Conseguimos Equipamentos
Temos um grande número de roupas de aproximação, suficientes para várias unidades. Além de sacolas semelhantes aos conjuntos de salvamento em altura e proteção contra quedas utilizados na França, vários conjuntos para resgate veicular, esguichos, mangueiras, material de socorrismo, etc. Conseguir equipamentos é um trabalho permanente, mas não temos ainda todo o necessário. Cada doação é vital para o prosseguimento do projeto!
Três princípios de trabalho
Logística centralizada
As unidades não cuidam de compras de equipamentos, conteúdos de cursos e nem mesmo dos calendários de exercícios. Tudo é gerenciado pela sede da ANSB por meio do sistema informatizado central.
Formação unificada
O conteúdo dos cursos é definido nacionalmente e apenas os formadores formados na pedagogia (curso de especialização) podem dar aulas, o que permite manter a qualidade constante. Os cursos são gratuitos para todos os Sapadores-Bombeiros.
Qualidade evolutiva
A ANSB funciona com uma lógica ISO-9001. Analisa-se cada ação com o objetivo de melhoria constante. Acontece a mesma coisa para a definição, atualização ou modificação dos conteúdos pedagógicos, compras, etc.

MANTENHA CONTATO
ANSB - Associação Nacional dos Sapadores-Bombeiros é uma entidade sem fins lucrativos, OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) qualificada pelo Ministério da Justiça. CNPJ 16.628.420/0001-57
Endereço
FA 1 Conjunto N, Lote 22
Condomínio Mansões entre Lagos
CEP 73255-900
Brasília-DF
Brasil
Telefone
+55 (61) 3522-2870
+55 (61) 99812-2870
Contato
Siga-nos