SAPADORES-BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
 
Operações de socorro
Aqui você descobre como é o funcionamento operacional dos Sapadores-Bombeiros.

Como os voluntários são formados para socorrer?
Os cursos são previstos para voluntários: o conteúdo é recortado em módulos de curta duração, muito intensos. São cursos essencialmente práticos, dados principalmente à noite e em finais de semana.
A formação dos Sapadores-Bombeiros é de alto nível, combinando rapidez e efetividade. A formação é organizada num sistema em constante melhoria composto pela ANSB (associação que administra o Corpo de Sapadores-Bombeiros do COMEL) Instrutores, Formadores, Responsáveis Locais de... [Ler mais...]

Não tenho tempo!
Sim, você tem. Os Sapadores-Bombeiros são chamados quando há um acidente. NÃO FICAM no quartel. E acidentes acontecem a qualquer hora do dia ou da noite. Então, mesmo se você trabalha de dia, pode socorrer ou apagar incêndios à noite e em dias sem expediente.
Você tem tempo de tomar uma bebida com os amigos? De mergulhar numa piscina? De ir ao supermercado? E você não tem tempo para salvar uma vida?!
Neste vídeo... [Ler mais...]

O que fazem os Sapadores-Bombeiros?
Os Sapadores-Bombeiros são "bombeiros de quartel com viaturas". Não são bombeiros civis (que cuidam de vigilância contra incêndio e primeiros socorros em shoppings e eventos). Os Sapadores-Bombeiros realizam a mesma atividade dos bombeiros militares: combate a incêndios em vegetação, residências, entulhos, veículos, etc., salvamento em altura e em poços, captura de animais, gestão de inundações, proteção de bens (cobertura de telhado arrancado por tempestade, por exemplo), atendimento... [Ler mais...]